Fale Conosco
  • location_on

Deixe sua Mensagem

A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

DIA DA MULHER

Mulhergrafico Canva - Aliança Contabilidade - A  EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Inicialmente ditava que a mulher não precisava e não deveria ganhar dinheiro, as convenções ditavam que o marido era o provedor do lar.

As mulheres foram ficando viúvas ou separavam e não tinham como sustentar os filhos, precisavam se virar e começaram a cozinhar e vender por encomenda, faziam artesanatos, davam aula de piano, porém eram pouco valorizadas e mal vistas durante a sociedade, mesmo assim foram conquistando seu espaço.

Não há dúvida que nos últimos anos a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho.

No século XIX, com a consolidação do sistema capitalista inúmera mudanças ocorreram na produção e na organização do trabalho feminino. Com o desenvolvimento tecnológico e o intenso crescimento da maquinaria, boa parte da mão-de-obra feminina foi transferida para as fábricas.

Depois disso algumas leis beneficiaram as mulheres, mas mesmo com essas conquistas, ainda há formas de exploração que perduram, e a justificativa desses atos é que o homem sustentava a mulher e não havia necessidade de a mulher ganhar um salário equivalente.

Com muita luta cresce exponencialmente o número de mulheres em postos diretivos nas empresas. No Brasil, as mulheres são 41% da força de trabalho, mas ocupam somente 24% dos cargos de gerência. Mas esse número vem crescendo muito comparado com anos anteriores.

Em 1991, a renda média das brasileiras correspondia a 63% do rendimento masculino. Em 2000, chegou a 71%. As conquistas comprovam dedicação, mas também necessidade. Em 1991, 18% das famílias eram chefiadas por mulheres. Segundo o Censo, essa parcela subiu para 25%. Das 10,1 milhões de vagas de trabalho abertas entre 1989 e 1999, quase 7 milhões acabaram preenchidas por mulheres.

As estatísticas apontam que há mais mulheres que homens no Brasil. Mostram também  que elas vem conseguindo emprego com mais facilidade que seus concorrentes do sexo masculino. E que seus rendimentos crescem a um ritmo mais acelerado que o dos homens. As mulheres sofrem mais do que os homens com o estresse de uma carreira, pois as pressões do trabalho fora de casa se duplicaram. As mulheres dedicam-se tanto ao trabalho quanto o homem e, quando voltam para casa, instintivamente dedicam-se com a mesma intensidade ao trabalho doméstico. Embora alguns homens ajudem em casa, não chegam nem perto da energia que a mulher tende a dar.

Hoje o perfil das mulheres é muito diferente daquele do começo do século. Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela aglutina as tarefas tradicionais: ser mãe, esposa e dona de casa. Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente das mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é motivo de orgulho para todas.

Apesar da evolução da mulher dentro de uma atividade que era antes exclusivamente masculina, e apesar de ter adquirido mais instrução, os salários não acompanharam este crescimento. As mulheres ganham cerca de 30% a menos que os homens exercendo a mesma função. Conforme o salário cresce, cai a participação feminina. Entre aqueles que recebem mais de vinte salários, apenas 19,3% são mulheres. Embora exista uma certa discriminação em relação ao trabalho feminino, elas estão conseguindo um espaço muito grande em áreas que antes era reduto masculino, e ganhou o respeito mostrando um profissionalismo muito grande. Apesar de ser de forma ainda pequena, está sendo cada vez maior o número de mulheres que ganham mais que o marido.

O grande desafio para as mulheres dessa geração, é tentar reverter o quadro da desigualdade salarial entre homens e mulheres.

Pelo menos, elas já provaram que além de ótimas cozinheiras, podem também ser boas motoristas, mecânicas, engenheiras, advogadas e sem ficar atrás de nenhum homem. Já está mais do que provado que as mulheres são perfeitamente capazes de cuidar de si, de conquistar aquilo que desejam e de provocar mudanças profundas no curso da história.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Recomendado só para você!
Possuir o controle de estoque da sua empresa garante maior…